Destaques

Programa Abem premiado em Abu Dhabi


25 MAIO

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) distinguiu a rede solidária do medicamento com um dos seus principais prémios, pelo contributo na “Melhoria da Prática Farmacêutica”.

A Federação, que representa 151 organizações profissionais farmacêuticas de todo o mundo, reuniu-se em Abu Dhabi, no Congresso Mundial de Farmácia e Ciências Farmacêuticas 2019, onde sublinhou os resultados alcançados pelo Programa Abem, considerando que através da participação no Abem, os farmacêuticos desenvolvem, em permanência, as suas competências científicas e sociais.

O facto de os estudantes de Ciências Farmacêuticas poderem envolver-se enquanto voluntários nas iniciativas do programa foi igualmente merecedor de louvor pela FIP, pois «permite-lhes perceber a responsabilidade dos farmacêuticos de enfrentar a falta de acesso ao medicamento e outras desigualdades sociais», pode ler-se na nota de imprensa.

«O Programa Abem tem vindo a promover o papel dos farmacêuticos enquanto agentes essenciais e de proximidade no Sistema de saúde. Os farmacêuticos Abem têm um papel activo no sentido de uma sociedade mais inclusiva e resultados em saúde mais positivos para todos. Permitir às pessoas o acesso aos medicamentos de que elas necessitam também é contribuir para a redução de custos em tratamentos de emergência e admissões hospitalares», disse, na atribuição do Prémio, Duarte Santos, da Associação Nacional das Farmácias, uma das instituições fundadoras da Associação Dignitude e do Programa Abem.

«É uma grande honra ver este nosso tão estimado programa reconhecido mundialmente. Este prémio vem fortalecer os propósitos do Abem, de garantir o acesso ao medicamento e à saúde a todos os cidadãos portugueses e, quem sabe, servir de inspiração aos nossos colegas farmacêuticos de outros países», acrescentou.

Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.