Destaques Prémios

Programa abem: recebe donativo do NATO Charity Bazaar


25 MAIO

O valor de 10 mil euros vai ajudar 100 pessoas carenciadas durante um ano.

 

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, foi contemplado com um donativo de 10 mil euros por parte do NATO Charity Bazaar. Esta entidade sem fins lucrativos é constituída pela comunidade do pessoal militar da NATO e dedica-se à organização de eventos para recolha de fundos destinados a apoiar ações de solidariedade.

Maria de Belém Roseira, uma das fundadoras da Associação Dignitude, sublinha «a ajuda expressiva do donativo» e enaltece a generosidade do pessoal militar da NATO que irá permitir ao Programa abem: estender o apoio no acesso ao medicamento a mais 100 portugueses carenciados.

«Apesar de os sistemas de saúde da Europa Ocidental serem universais, o acesso ao medicamento revela ainda muitos problemas, na medida em que implica que as pessoas despendam recursos, de que muitas vezes não dispõem, para pagar a parte não comparticipada do seu custo. No caso português, os níveis de pobreza acentuam este problema para uma parte alargada da nossa população».

Maria de Belém releva a importância da Rede Solidária do Medicamento na vida de milhares de portugueses, tendo gerado nos dois primeiros anos de atividade um retorno social de 6,9 milhões de euros. «Ou seja, cada euro investido no abem: teve um impacto social de 7,8 euros. O donativo do Bazar da NATO é, por isso, um ato de inestimável valor».

Todos os anos, o NATO Charity Bazaar entrega o resultado da recolha de fundos a instituições de solidariedade belgas e internacionais, na proporção de 35% e 65%, respetivamente. No final de 2018, foram votadas 34 candidaturas de projetos de instituições internacionais e oito belgas. Foram eleitos cinco belgas e 16 internacionais, onde se incluem a Associação Dignitude com o Programa abem:, e a associação portuguesa Mellitus Criança, com o projeto “We Want Happy Children“.

A cerimónia de entrega do donativo realizou-se no dia 29 de janeiro, nas instalações do Quartel-general da NATO, em Bruxelas.