Destaques

Divulgação de resultados – Com o apoio do CRESC Algarve (2018 – 2021)


22 de junho a 6 de julho

O Programa abem: é um projeto inovador, dinamizado pela Associação Dignitude, que apoia as pessoas mais carenciadas no acesso aos medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português. Esta ajuda só é possível devido à rede colaborativa abem:, que conta atualmente com 202 entidades parceiras locais, mais de 1.100 farmácias e dezenas de empresas doadoras e cidadãos solidários que, juntos, já ajudaram 30.242 pessoas vulneráveis.

A expansão do abem: para novas regiões do país deveu-se, em parte, ao financiamento da Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia. Desde setembro de 2018 até dezembro de 2021, o Programa abem: contou com o financiamento do Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve 2020), do Fundo Social Europeu no valor de 62.282,58€. Assim como contou com o apoio de investidores sociais (Alliance Healthcare, SA; Associação Nacional das Farmácias; Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica; Cáritas Portuguesa; Fundação Ageas e Monaf – Montepio Nacional da Farmácia) no valor de 28.000,00€.

Este financiamento representou um crescimento de 1.310 pessoas apoiadas que, assim, passaram a poder aceder com a dignidade e a regularidade necessária aos medicamentos essenciais à vida.

Filipe Almeida, Presidente da Iniciativa Portugal Inovação Social, destaca “O Programa abem: é um belíssimo exemplo de inovação social porque veio dar resposta a um problema social para o qual ainda não existia uma solução consistente, justa e eficaz. E é demonstração de que a justiça distributiva não está só na mão do Estado, está igualmente na poderosíssima mão provocadora da sociedade civil organizada que, neste caso, encontrou uma solução na interseção da Saúde com a proteção e a inclusão social, um lugar frequentemente esquecido, mas de paragem obrigatória, onde se podem salvar muitas vidas. Além do impacto direto na vida dos beneficiários deste Programa, o abem: também alerta consciências, promove a cidadania participativa, reforça laços intracomunitários e desperta a humanidade que em cada um de nós pode ser a salvação de todos. Um exemplo de inovação e uma inspiração de humanidade. Aconteceu assim no resto do país. E acontece também assim no Algarve!”

As entidades parceiras locais (Autarquias, Cáritas, Misericórdias e IPSS) são responsáveis pela referenciação das famílias em situação de carência socioeconómica. Cada beneficiário referenciado recebe um cartão abem: e pode deslocar-se a qualquer farmácia abem: do país e aceder, sem qualquer custo e total descrição, aos medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Estado Português. Atualmente, o abem: já está presente em todos os distritos e regiões autónomas.

O Programa abem: é uma iniciativa que continua a ser apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Regional de Lisboa (Lisboa 2020) e do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.