Destaques Prémios

Dignitude e Programa abem: recebem Prémio António Sérgio


25 MAIO

Os prémios da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) foram entregues no dia 22 de janeiro, em Coimbra, numa cerimónia que decorreu na antiga igreja de São Francisco e que contou com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.
Maria de Belém Roseira, que preside ao Conselho Geral da Associação Dignitude, recebeu a distinção, atribuída na categoria de Inovação e Sustentabilidade.
No discurso de agradecimento, sublinhou que, apesar do esforço do Estado no sentido da baixa de preços, «os medicamentos continuam a representar uma pressão e um peso, num país com rendimentos médios baixos».
Em Portugal, «muitas pessoas têm capacidade para assegurar o essencial, mas não para despesas extraordinárias, como as despesas com medicamentos», e foi a pensar nelas que o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, foi criado.
A Cooperativa Elétrica do Vale d’Este e a Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais receberam menções honrosas na mesma categoria.
Destaque ainda para o prémio de Personalidade do Ano, este ano entregue a Celmira Macedo, presidente da Associação Leque, em Alfândega da Fé.