Destaques

“Dê Troco a Quem Precisa” de 14 a 22 de dezembro


22 de junho a 6 de julho

Arrancou hoje, 14 de dezembro, a campanha solidária para recolha de fundos nas farmácias “Dê Troco a Quem Precisa”. A iniciativa, que se estende até ao dia 22, convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas nas farmácias ao fundo criado para apoiar as pessoas mais fragilizadas pelo impacto económico da pandemia no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde.

Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Programa abem: Rede Solidária do Medicamentos, no âmbito do qual nasceu a Emergência abem: COVID-19, explicou esta manhã, no lançamento oficial da campanha, que o objetivo dos donativos pedidos à população é precisamente apoiar o grande número de pessoas que, de um momento para o outro, ficaram sem rendimentos, «no acesso a um bem de primeira necessidade com este. É um drama horrível vermos pessoas que ficaram desempregadas ou estão em situação de lay off, deixarem agravar doenças perfeitamente tratáveis, por vezes com consequências fatais, por falta de dinheiro. Nós queremos aliviar esse sofrimento», garantiu.

As dificuldades acrescidas pelo combate ao novo coronavírus são bem conhecidas das farmácias, conforme testemunhou a farmacêutica Helena Quelhas, dando o exemplo dos muitos reformados «entre a população que servimos, que estão a ajudar os filhos ou os netos, porque muitas famílias ficaram sem emprego neste período da pandemia». A diretora-técnica da Farmácia Pinto em Linda-a-Velha, no concelho de Oeiras, acredita, por se tratar de uma vivência partilhada por todo o país, que este ano os portugueses serão ainda mais generosos nas doações. «Quando convidamos as pessoas a doar o troco, o nosso programa informático arredonda o valor da compra, por defeito, à unidade. Estamos, portanto, a falar de donativos de cêntimos. Contudo, o que verificamos é que a maior parte dos utentes não dá uns cêntimos, aumenta a doação. A nossa experiência das anteriores edições desta campanha é de uma enorme generosidade e abertura, e esperamos que este ano se repita».

A campanha “Dê Troco a Quem Precisa” está em curso nas farmácias aderentes de todo o país até ao dia 22 de dezembro. Os portugueses serão convidados a doar o troco das suas compras, o qual será integralmente aplicado no financiamento do acesso a medicamentos, serviços e produtos de saúde dos beneficiários da Emergência abem: COVID-19 que, desde que arrancou, em março, já está a apoiar 962 pessoas. Através desta conta foi ainda possível fazer a entrega de medicamentos hospitalares no domicílio ou em farmácias de proximidade aos doentes com patologias mais graves durante o período de confinamento, assim como co-comparticipar, juntamente com os municípios, a administração das vacinas da gripe aos maiores de 65 anos, no programa “Vacinação SNS Local”.

Os efeitos da pandemia estão para durar, lembra Maria de Belém Roseira. Por isso o apelo é só um: «Gostaríamos muito que as pessoas se lembrassem, sobretudo nesta época, de quem está em sofrimento e não tem acesso a uma coisa tão essencial como os medicamentos, seja para controlar uma hipertensão arterial, uma diabetes ou uma asma. Temos o dever de pensar nas consequências disto para o próximo e para todos, enquanto sociedade. É muito importante que todos aqueles que possam contribuir o façam, com a generosidade que puderem, porque, tudo somado, do pouco se faz muito».

A conta Solidária Emergência abem: COVID-19 é totalmente alimentada por donativos de empresas, associações e cidadãos anónimos. É possível contribuir com qualquer valor através de transferência bancária para o IBAN: PT50.0036.0000.99105930085.59; via MB WAY: 932 440 068; diretamente no nosso website ou na página de Facebook do abem:. Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhe seja enviado o recibo de donativo.

Iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.