Destaques

Dignitude assina protocolo com Associação Nacional de Municípios Portugueses


25 MAIO

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Dignitude, responsável pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, assinaram, na manhã de 22 de janeiro, em Coimbra, um protocolo de colaboração para a materialização do Programa abem: em todos os municípios do país.
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer cidadão, em Portugal, em situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados prescritos.
Os destinatários são os cidadãos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas também todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica.
A identificação e referenciação dos beneficiários do Programa abem: é assegurada pelas instituições que, no terreno, têm competências nesta área, nomeadamente, os municípios.
O protocolo pretende, entre outros, identificar os municípios com o intuito de comunicar e sensibilizar para a missão do Programa abem:, dinamizando parcerias de base local.
O Programa abrange atualmente 3.213 beneficiários de 51 concelhos do país, ao longo de 16 distritos e dos arquipélagos da Madeira e Açores. Em cerca de um ano e meio de existência, com o apoio de 41 entidades referenciadoras, já dispensou 50.914 embalagens de medicamentos.