Destaques

3º Dia Abem – 19 de julho


25 MAIO

​​​​​​​Programa celebrou terceiro aniversário a trabalhar para as crianças. 

 

«O Programa Abem é espectacular. Este ano viemos pintar uma escola e dar às crianças de Moura uma nova alegria quando voltarem» em Setembro, elogia Cláudio Carmona, após ser elevado até à parede mais alta da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância do Fojo, em Moura, no distrito de Beja. O voluntário mergulha mais uma vez o pincel no balde de tinta branca e continua.
Cláudio é um dos mais de 120 voluntários que celebraram no dia 19 de Julho o terceiro aniversário do Programa Abem, que pretende que todas as pessoas tenham acesso aos medicamentos de que precisam, a pintar a escola do Fojo.
Para o jovem de 28 anos, esta é uma excelente forma de «aplaudir o programa», que já ajudou mais de dez mil pessoas em todo o país. Diana Carvalho, do laboratório farmacêutico Novartis, tem um sentimento semelhante. «É com muita alegria que faço parte deste dia», garante a jovem.
Moura foi um dos primeiros concelhos a beneficiar do Programa Abem, rede solidária do medicamento. Neste concelho do distrito de Beja há 201 beneficiários a receber apoio, dez por cento dos quais crianças. Em todo o país, as crianças compõem 15 por cento do total.
«O Programa Abem tem permitido à nossa população com poucos recursos financeiros, na maioria idosa, ter acesso à medicação prescrita, promovendo uma melhor qualidade de vida», agradeceu o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo.
Para o presidente da Associação Dignitude, Paulo Cleto Duarte, este reforço da ligação do programa com a comunidade em que se insere é fundamental. «Moura foi a primeira Câmara Municipal a aderir a este projecto. Hoje é um dia em que nós integramos de outra forma esta relação com a comunidade, com outras visões do que são as necessidades da cidade de Moura», explicou.
O Dia Abem reúne, anualmente, voluntários de todos os elementos da rede solidária: entidades referenciadoras, doadores, farmácias e beneficiários.
A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, participou no encerramento dos trabalhos, na Estação Náutica Lago Alqueva-Moura.
«O que importa realmente é celebrar mais um ano de vida do Programa Abem», elogiou a governante. «Este projecto conta com uma rede local de apoio à aquisição de medicamentos para famílias com dificuldades económicas, que, tal como o próprio nome da associação indica, podem fazê-lo com Dignitude, sem ter de expo​r publicamente as suas dificuldades e mantendo o anonimato».

«Temos crescido não só em número de beneficiários como de apoios e generosidade da sociedade civil, através de donativos, de campanhas e da responsabilidade social de empresas que ajudam a suportar a estrutura da associação», congratulou-se a embaixadora da Associação Dignitude, entidade dinamizadora do Abem, Maria de Belém Roseira.

O Dia Abem terminou da melhor forma,  com um concerto ao ar livre do maestro Rui Massena.