Operação Emergência Abem Moçambique

Farmácias, Indústria Farmacêutica e Sector Social montam operação de ajuda

A Cáritas Portuguesa, Plataforma Saúde em Diálogo, Health4MOZ, Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Associação Dignitude, Fundação Ageas, Portugal, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), Associação Nacional das Farmácias (ANF) estão a organizar a “Operação Emergência Abem: Moçambique”, para garantir cuidados de saúde e acesso a medicamentos à população afectada pelo furacão Idai.

A Associação Dignitude, IPSS que apoia o acesso a medicamentos, coordenará esta operação e está aberta à participação de outras organizações dos sectores social e da saúde.

«Depois da fase de emergência imediata, vem agora a fase mais exigente de controlo da epidemias e prestação de cuidados aos sobreviventes afetados pelo Idai. Neste momento estamos em fase de identificação de necessidades e coordenação com entidades responsáveis em Portugal e Moçambique», explica o porta-voz da operação, Helder Mota Filipe, do Conselho para a Cooperação da Ordem dos Farmacêuticos.

Através da coordenação de esforços e profissionalização da acção, a operação Emergência abem: Moçambique pretende promover o acesso a cuidados de saúde e medicamentos garantindo a eficácia e transparência.

A ajuda está estruturada em quatro níveis: financiamento directo à aquisição de medicamentos, doação de medicamentos, apoio logístico à distribuição, e capacitação de recursos humanos em Moçambique. A Operação Emergência abem: Moçambique prevê manter a intervenção após o primeiro período de emergência.

A recolha de fundos para suporte da “Operação Emergência Abem: Moçambique” está em curso.   A Associação Dignitude alocou 25.000€ do Fundo Solidário abem:.

Entidades Promotoras do Projeto

Entidades Doadoras do Projeto