Dê Troco a Quem Precisa Destaques

Campanha Dê Troco a Quem Precisa já arrancou nas farmácias


25 MAIO

De 4 de novembro a 24 de dezembro, os utentes de mais de 500 farmácias de oito distritos do país têm oportunidade de ajudar os mais carenciados a aceder à medicação prescrita, através de pequenos donativos resultantes de acertos no troco dos produtos adquiridos na farmácia.

A campanha solidária “Dê troco a quem precisa” foi apresentada em Lisboa, na Farmácia de Marvila, por Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Associação Dignitude – entidade dinamizadora do Programa abem:, que lembrou aos jornalistas presentes que cerca de um em cada cinco portugueses não tem hoje acesso aos medicamentos de que precisa. «Não temos mínimos a atingir. Quanto maior for o valor angariado, maior será o número de pessoas que o abem: ajudará a adquirir os medicamentos de que precisa. O que queremos, objetivamente, é sensibilizar a comunidade para o problema. Queremos fazer pedagogia contra a indiferença». Nesse âmbito, a campanha assume particular importância, por «apelar ao caráter solidário dos portugueses, à união e ao altruísmo de todos na resposta a um problema de emergência social que é o acesso ao medicamento por insuficiência de rendimentos disponíveis». Para a também ex-ministra da Saúde, «a correta terapêutica é essencial para a saúde da população. Não podemos permitir que tal não seja possível por falta de rendimento disponível, sendo neste ponto essencial a união de toda a sociedade civil, para que nenhum português tenha de sair da farmácia sem toda a terapêutica de que necessita para fazer face à sua debilidade de saúde».

A campanha decorre exclusivamente em farmácias de oito distritos do país: Beja, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu. As verbas doadas são de imediato alocadas ao fundo solidário do programa e aos beneficiários que dele fazem parte. Atualmente com mais de três mil beneficiários, o abem: ambiciona atingir até ao final do próximo ano 25 mil pessoas em situação de carência de medicação e 50 mil até ao final de 2019. Para tal, prevê o alargamento a todos os distritos do país e regiões autónomas, até ao final deste ano. Já foram adquiridos, ao abrigo do abem: 40.820 medicamentos desde a sua origem, em maio de 2016.